IDENTIFICANDO A FAUNA JARDINENSE

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

LIXO: MATERIAL QUE SE JOGA FORA?

  - Larga isso aí, é lixo!
Quantas vezes ja ouvimos alguém dizer isso? Lixo da rua, lixo da casa, de hóspital... Na televisão e nos jornais, ate lixo atômico  ja ouvimos falar. Mas, afinal,voce sabe o que essa palavrinha que dizer?
   Se voce pensar em tudo aquilo que se joga fora todos os dias e no motivo de fazer isso,ja estará certamente muito próximo de uma resposta. O que você faz com aqueles cadernos velhos que ja não serve mais e apenas ocupam suas gavetas? E com as latinhas vazias de refrigerantes, depois de um final semana daqules?
   O destino é só um: LIXO!
 E agora, ja deu para entender o que é o lixo? São restos de tudo aquilo que fazemos, no nosso dia-a-dia, e que consideramos inútil, indesejavel ou descartável. São todas aquelas coisas que já não nos serva mais.
   Daí uma pergunta: será que o seu lixo é também o meu lixo? Ou melhor, será que tudo o que não serve para voce não serve também para mim?
   Se você prestar atenção em tudo o que aconteçe ao seu redor, você vai ver que nem sempre o que é considerado lixo por uma pessoa é inútil a outra.
nas grandes cidades, principalmente a maior parte do que uma pessoa joga no lixo poderia ser aproveitada por outra. Dados estatístico indicam que 95% da massa total dos resídos urbanos tem um potencial significativo de reaproveitamento, o que nos leva á conclusão de que apenas 5% do lixo urbano é, de fato, lixo.
   Por incrível que pareça, cada pessoa chega a produzir até mais de 1kg de lixo por dia! Voce sabe o que isso representa?

Um comentário: